24.9.14

Resenha: A Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch, de Neil Gaiman e Dave McKean





Autor: Neil Gaiman
Editora: Conrad
Páginas: 104
Classificação: ✰✰✰
Onde comprar: Submarino BuscaPé Shoptime 

Para minha primeira publicação aqui no blog, não poderia deixar de postar algo do meu amorzão, Neil Gaiman. Ele que conseguiu me conquistar com apenas dois livros, mas com muita qualidade e uma ótima escrita. 

 O autor de Sandman (relançado pela Panini Comics), Coraline e Stardust (já adaptados para o cinema), e Coisas Frágeis, publicado em duas partes aqui no Brasil, pela editora Conrad, que publicou também A Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch, publicado em 1994 na Inglaterra, e em 2010 aqui no Brasil. No livro, Neil trabalha com Dave McKean.

 O primeiro livro lido do autor, e confesso que fiquei um tanto quanto impressionada, tanto com a escrita e o desenvolvimento da história escrita, quanto com o trabalho das ilustrações -e que ilustrações- de Dave McKean. Não são simplesmente quadrinhos ilustrados, são desenhos, imagens, um jogo de sombras incrível. As imagens, juntamente com a narrativa que Gaiman cria, se completam e formam um universo esplêndido.

O livro conta a história de um homem recordando memórias de sua infância, que passa férias na casa dos avós, na Inglaterra. Tudo que ele vive, tem relação com a grande quantidade de adultos, e descobre segredos sobre sua família. Tudo isso parece se juntar ao teatro de fantoches, na praia. O teatro de Mr. Punch é uma tradição britânica, desde o século XVII.
Durante o livro percebemos que Punch é um tanto quanto violento. No teatro, Mr. Punch sempre acaba matando outro fantoche que contracena com ele. O garoto, dessa forma, percebe como a vida possui também suas perdas e decepções.

No livro, fica difícil entender se Gaiman distorce ou não a história original do boneco, o que torna necessário uma nota para explicação das referências culturais utilizadas no livro. Senti que perdi uma parte da história. Apesar da história ser muito boa, essa falta de referências pode causar uma certa confusão para quem não tem o conhecimento da cultura inglesa durante a leitura do livro. Quanto ao espetáculo visual de Dave, não há dúvida sobre o que responder: impressionante e cativante.

Para comprar o livro, o preço nas livrarias está por volta de R$ 49,90. Quando adquiri, foi em uma promoção da Submarino, por R$ 9,90. Caso se interessem, às vezes é bom esperar uma promoção como essas.

Espero que tenham gostado da minha primeira publicação no blog!
Quarta-feira que vem tem mais!